E por aqui....

Esse blog começou com o Vida Verde de Uma Família Colorida, que acabou.
Agora com uma nova abordagem, mais liberdade e os mesmos assuntos: maternidade, filhos, consciência, ecologia.
Ah, e claro, os mesmos motivos: pelo futuro dos meus filhos. E dos seus. E dos outros.

Eu sou a Thais, mãe da Melissa (7 anos), do João (5 anos) e do Zé (3 anos), casada com o Bhuda, morando na Nova Zelândia!

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lixooo!

No Brasil, lembro de que, no condomínio onde eu morava, a gente separava o lixo reciclável do lixo orgânico. A gente lavava, mas a maioria das pessoas jogava o lixo reciclável imundo e isso é mau, muito mau.
Se for para jogar sujo, jogue no lixo comum, ok? Senão a gente acaba estragando um monte de coisas que seriam recicláveis.

No Japão, a gente separava lixo orgânico, plástico, papel reciclável, latas, vidros, roupas, enfim. Era cada dia um lixo diferente. Tinha que ter, pelo menos, 4 lixeiras em casa. Mas era tudo bonitinho, limpo, organizado, planejado. Cada coisa tinha seu destino. Se tinha coisa errada no saco x (cada lixo tinha um saco de uma cor), eles não recolhiam.

Aqui em Auckland, a gente separa o lixo orgânico do reciclável e papelão. Só.
Tudo limpo, prático.
Em alguns lugares, o lixo reciclável é mais separado, mas a grande diferença entre Auckland e Suzuka é que aqui, a lixeira é dada pela prefeitura. Cada casa tem a sua. Você se muda, a casa vem com as lixeiras. Como as lixeiras são opacas, o lixeiro leva o que quer que seja que esteja dentro, certo ou errado.
Roupas, as estragadas, joga no lixo orgânico, mas as usáveis, a gente leva até umas caixas de roupa, que ficam espalhadas em muitos locais da cidade, para doação.

EU acho que não tem muita diferença entre Suzuka e Auckland, já que limpar o material reciclável a gente já faz. Só teria que jogar na lixeira certa e levar para fora no dia certo (se bem que não sou eu quem leva o lixo, ha ha ha ha).

Agora, em todo o canto, tem gente que AINDA não colocou na cabeça que separar o lixo é importante. Do mesmo jeito, tem locais em que a coleta de lixo ainda é única. Na sua cidade, como é?


2 comentários:

Mimirabolante disse...

É complicado responder a sua pergunta:eu separo o máximo que posso e pratico a REutilização.....além de tts outros Rs.......no meu sítio,não jogo nada fora:faço compostagem orgânica,doo o máximo que posso,vou...REutilizando,REencaminhando até poder ser REciclado......bjcas

Tathi J. disse...

Aqui em casa, depois de uma certa resistência inicial, já tem alguns anos que separamos os lixos recicláveis. Lavamos, deixamos secar e semanalmente passa um senhor aqui levando os recicláveis!
Tento sempre incentivar a reciclagem na família. Algumas tem começado a dar resultados! Hehe! ;)

Seguidores