E por aqui....

Esse blog começou com o Vida Verde de Uma Família Colorida, que acabou.
Agora com uma nova abordagem, mais liberdade e os mesmos assuntos: maternidade, filhos, consciência, ecologia.
Ah, e claro, os mesmos motivos: pelo futuro dos meus filhos. E dos seus. E dos outros.

Eu sou a Thais, mãe da Melissa (7 anos), do João (5 anos) e do Zé (3 anos), casada com o Bhuda, morando na Nova Zelândia!
Ocorreu um erro neste gadget

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lixooo!

No Brasil, lembro de que, no condomínio onde eu morava, a gente separava o lixo reciclável do lixo orgânico. A gente lavava, mas a maioria das pessoas jogava o lixo reciclável imundo e isso é mau, muito mau.
Se for para jogar sujo, jogue no lixo comum, ok? Senão a gente acaba estragando um monte de coisas que seriam recicláveis.

No Japão, a gente separava lixo orgânico, plástico, papel reciclável, latas, vidros, roupas, enfim. Era cada dia um lixo diferente. Tinha que ter, pelo menos, 4 lixeiras em casa. Mas era tudo bonitinho, limpo, organizado, planejado. Cada coisa tinha seu destino. Se tinha coisa errada no saco x (cada lixo tinha um saco de uma cor), eles não recolhiam.

Aqui em Auckland, a gente separa o lixo orgânico do reciclável e papelão. Só.
Tudo limpo, prático.
Em alguns lugares, o lixo reciclável é mais separado, mas a grande diferença entre Auckland e Suzuka é que aqui, a lixeira é dada pela prefeitura. Cada casa tem a sua. Você se muda, a casa vem com as lixeiras. Como as lixeiras são opacas, o lixeiro leva o que quer que seja que esteja dentro, certo ou errado.
Roupas, as estragadas, joga no lixo orgânico, mas as usáveis, a gente leva até umas caixas de roupa, que ficam espalhadas em muitos locais da cidade, para doação.

EU acho que não tem muita diferença entre Suzuka e Auckland, já que limpar o material reciclável a gente já faz. Só teria que jogar na lixeira certa e levar para fora no dia certo (se bem que não sou eu quem leva o lixo, ha ha ha ha).

Agora, em todo o canto, tem gente que AINDA não colocou na cabeça que separar o lixo é importante. Do mesmo jeito, tem locais em que a coleta de lixo ainda é única. Na sua cidade, como é?


2 comentários:

Mimirabolante disse...

É complicado responder a sua pergunta:eu separo o máximo que posso e pratico a REutilização.....além de tts outros Rs.......no meu sítio,não jogo nada fora:faço compostagem orgânica,doo o máximo que posso,vou...REutilizando,REencaminhando até poder ser REciclado......bjcas

Tathi disse...

Aqui em casa, depois de uma certa resistência inicial, já tem alguns anos que separamos os lixos recicláveis. Lavamos, deixamos secar e semanalmente passa um senhor aqui levando os recicláveis!
Tento sempre incentivar a reciclagem na família. Algumas tem começado a dar resultados! Hehe! ;)

Seguidores