E por aqui....

Esse blog começou com o Vida Verde de Uma Família Colorida, que acabou.
Agora com uma nova abordagem, mais liberdade e os mesmos assuntos: maternidade, filhos, consciência, ecologia.
Ah, e claro, os mesmos motivos: pelo futuro dos meus filhos. E dos seus. E dos outros.

Eu sou a Thais, mãe da Melissa (7 anos), do João (5 anos) e do Zé (3 anos), casada com o Bhuda, morando na Nova Zelândia!

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Material escolar!


Esse ano, em abril, a Melissa, minha mais velha, entra no ensino fundamental. A lista de materiais é até bem compacta, comparando com as listas das escolas particulares que eu já vi, mas ainda sim, é grande.

Daqui a duas semanas, vai haver a compra do material na própria escola, mas vem escrito na lista que a gente só deve comprar o que não tiver em casa ou não puder ser reaproveitado do pré.


Também o João entra no pré e já temos a listinha em mãos, com 20 itens e todos podem ser os que já temos em casa.


Ainda estamos pesquisando preços, pois, mesmo sendo relativamente pouca coisa, são coisas caras. Que serão utilizadas até o fim do ensino fundamental, mas caras.


E lembrei que o ano começa agora no Brasil!


Já compraram o material? Pensaram no que vai ser reutilizado, no que dá para ser doado, emprestado?


Aqui, uma matéria bem legal sobre o assunto!

Vale a leitura!


Imagem daqui.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Atividades para o final de semana

Já, para quem quiser ir, se programar!


Para quem mora em São Paulo, dia 30 (sábado) tem slingada! Também vai ter venda das Bebechilas, Fast Wraps, Mei-tais e wraps, além de fraldas de pano novas e usadas!

"Slingada é um evento criado para divulgar o uso de slings e dar apoio aos slingueiros! Em 2010, nossa slingada vai acontecer todo primeiro sábado do mês, e a de janeiro/fevereiro, excepcionalmente, é no dia 30 de janeiro, das 13h às 17h.


Nesse dia, você pode experimentar nossos carregadores de bebê, aprender a amarrar uma canga de praia e colocar o bebê dentro, experimentar outros modelos de nossa coleção pessoal (incluem fast-wraps e wraps) ou, até mesmo, aprender a usar o seu próprio sling, qualquer que seja a marca.


O evento também funciona para você encontrar mães e pais com mentalidade semelhante: pessoas que acreditam que colo e bebê foram feitos um para o outro.


Se você acha que ainda não pegou o jeito do seu carregador de pano ou se você tem vontade de entender o que é um “sling”, venha!


Anote:


Dia 30/jan (sábado) das 13h as 17h

Rua Moacir Miguel da Silva, 774

Jd. Bonfiglioli - Butantã

fone: 8383-9075


Não é necessário fazer inscrição, apareça!

ah! traga um lanchinho p/ compartilharmos.

Rosangela Alves"


E dia 31 (domingo), também em São Paulo, tem um encontro com a terapeuta corporal Ana Thomaz, com artes plásticas, shantala, banho de balde, oficina de brinquedos e jogos corporais. Mais detalhes, aqui!



segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O petróleo

Quando a gente ouve "petrleo", qual a primeira coisa que vem à mente? À minha, é a gasolina. E o Oriente Médio. hehe.

Só que eu, pelo menos, esqueço que existe muito mais feito de petróleo. Muitas coisas que a gente nem lembra, nem imagina.


Vendo esse post do Care2, lembrei de como a gente precisa pensar muito em cada coisa que a gente usa!

Para a gente ter uma ideia, giz de cera (por isso sou fã do giz de soja ou do giz de cera de abelhas), qualquer coisa feita de nylon (meia calça, segunda pele, calcinhas, etc etc etc), plásticos em geral, aspirina (!), cápsulas de vitamina, desodorante, cola, tinta de cabelo, chiclete…...


Aqui tem uma lista (em inglês) com um mooooonte de coisas feitas de petróleo.


E abaixo, do Planet Green, ingredientes presentes em cosméticos (xampús, condicionadores, hidratantes, sabonetes, pastas de dentes……) que são derivados do petróleo:

Petroleum
Petrolatum
Mineral Oil
Fragrance
PVP/VA Copolymer
Paraffin oil
Liquid paraffin
White petrolatum
Paraffin wax
Di-ethyl phthalate (DEP)
Di-n-butyl phthalate (DBP)
Benzyl butyl phthalate
Polyurethane


Semana passada....

Escrevi no Materna Japão sobre um estudo que diz que a amamentação reduz a ansiedade das crianças;

E no Pistache EcoBlog sobre usar roupas usadas.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A verdade sobre o aquecimento global

A Rosana comentou nesse post sobre esse documentário.


O vídeo está dividido em 6 partes. Juntando tudo, dá menos de uma hora.

Sinceramente, achei tão...... sensacionalista....
Juro que esperava mais.

OK, antes de ver o vídeo, também li vários artigos sobre o assunto.

Eu não sou especialista em nada disso. Eu leio o que eu posso, o que eu consigo. Eu tiro as minhas conclusões que, claro, podem estar 100% erradas.

Primeiro vou dizer porque não gostei do vídeo.
- Porque, desculpem, mas a pobreza do mundo não foi causada pelo movimento verde. A pobreza existe desde muito, muito antes.
- A energia solar é cara no modelo comercial. Existe, sim, energia solar acessível. E, exatamente por se tratar de países pobres, EU acho que a implementação da energia deva ser uma energia limpa. Mudar, depois, é muito mais difícil.
- E a energia a carvão faz tão mal para a população quanto a fumaça que eles inalam no fogo de lenha.
- Ah, eu também acho que plástico deveria ser taxado, sim, porque, mesmo supondo que o CO2 não seja o vilão da história, o bisfenol-A e o lixo plástico que sobram depois são.
- A água dos mares absorve, sim, o CO2, quando o clima está mais quente. E o que acontece? A acidez nos oceanos aumenta. E o que acontece com todos os seres que estão lá? E será que ele está absorvendo na velocidade necessária?
- OK, a porcentagem de carbono na atmosfera é mínima. Mas é um mínimo que estAVA em equilíbrio. Um equilíbrio fino e delicado, que nós quebramos.

Agora porque eu não gostei dos textos:
- T-O-D-O-S muito mal pensados, mal escritos. É típico de quem não quer abrir mão do próprio conforto e prefere pensar que está certo.
- MESMO que o dióxido de carbono não eleve a temperatura, não é motivo para ligarmos o ar condicionado e comermos nossa comida super embalada, porque o lixo também é um problema. A falta de enrgia também. Consumo consciente é a chave, né?
- Siiiim, as plantas absorvem o CO2. Mas peraí, a gente ainda tem tanta planta quanto tinha há 100 anos? Ou minha florzinha da varanda vai fazer o serviço?

A única coisa que eu gostei foi a da possibilidade de o aquecimento global não ser tão problemática.
Quem sabe, não? Claro, a temperatura da Terra tem seus sobes e desces e eu realmente acredito que a raça humana vai chegar ao fim, algum dia. Mas talvez esse dia ainda esteja longe e meus netos estejam a salvo.

Para quem viu, me diga: o que achou?


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Grávida e vegetariana


Por Fulvia Andrade

Que algumas pessoas ainda tem preconceito contra os vegetarianos, todos sabem. Mas, ao saber que a moça vegetariana está grávida, aí sim, prepare os ouvidos para ouvir muita coisa absurda. Criança vegetariana então, nem se fala!!! Mas, vamos falar primeiro das grávidas. E da minha experiência.

Desde que me tornei vegetariana, já estava claro em minha mente que eu não mais comeria carne, nem mesmo na gravidez e amamentação.. E os filhos, consequentemente, seriam vegetarianos.

Assim que descobri que estava grávida, comecei a pensar: "se a médica falar besteira da dieta, nem perco meu tempo, procuro outros médicos, tem tantos por aí mesmo". Mas ela até me disse que é a melhor dieta para as gestantes, porque nutre muito bem o feto, evita o famoso intestino preso e, por ser uma alimentação mais leve e saudável, nós, gestantes, temos menos problemas com os enjoos (não que eles não existam, claro, mas eu não os tive mesmo), pressão alta e, se não abusar dos doces e refrigerantes (como algumas pessoas, sejam vegetarianas ou não, abusam), diabetes gestacional.

Mas isso não significa que eu não tive que tomar as vitaminas recomendadas, além da B12: ácido fólico e ferro. Fora isso, ter uma alimentação bem balanceada mesmo. Meu maior aliado neste quesito foi (e continua sendo) a feira que vou semanalmente, comprar minhas vitaminas em forma de frutas, verduras e legumes fresquinhos.

Outra vantagem que os vegetarianos tem é o fato de se preocuparem em ler mais sobre nutrição, aprender sobre as melhores combinações para potencializar a absorção de determinados nutrientes, quais combinações evitar, além de experimentar muito na cozinha, usar temperos naturais, abusar de sucos e frutas. Com isso, a alimentação fica muito mais balanceada e nutritiva que a alimentação onívora que, quando saudável, é composta de arroz, feijão, carne e salada de alface.

Algumas pessoas ficavam preocupadas com o fato de eu não comer carne de nenhum tipo, estar grávida e nem cogitar comer pelo menos um peixinho... Mas minha melhor resposta era, e continua sendo, a minha saúde. Claro que sempre tinha alguém que começava a falar muitas asneiras, a pior foi: se a grávida não comer carne nenhuma, o bebê nasce sem cérebro. O que eu respondi? Que isso era besteira e coisa de programa sensacionalista... depois, começaram a me deixar em paz.

Os cuidados que eu tinha com minha alimentação perduram até hoje: comer muitas verduras cruas, verduras cozidas no vapor, vegetais verdes-escuros (ricos em cálcio e ferro), leguminosas (ricas em cálcio e ferro também), cereais, grãos, sementes, oleaginosas, legumes, raízes, tubérculos, frutas (naturais ou em forma de sucos); sempre combinar alimentos ricos em ferro com aqueles ricos em vitamina C, para melhorar a absorção do ferro e evitar os laticínios depois de uma refeição rica em ferro, porque isso inibe a absorção dos dois nutrientes; fazer 5 a 6 refeições diárias, sendo as mais importantes o café da manhã e o almoço (o correto é se alimentar a cada 3 horas, com pequenos lanches entre as refeições, hora certa, sem beliscar o dia todo); beber muito líquido (de 2 a 3 litros por dia). Claro que algumas vezes escapo e como pizza, lanche... mas não é sempre e nem todos os dias. Uma coisa posso garantir: nossa alimentação mudou pra melhor depois que viramos vegetarianos. E eu fui uma grávida muito saudável, com todos os exames perfeitinhos (até a médica comentou que uma moça que ia lá estava com uma anemia séria, e comia carne todos os dias).

A barriga foi crescendo, a Letícia também foi crescendo, segui com meus exercícios (hidroginástica) e me alimentando bem. A única coisa que me arrependo foi de não ter feito acompanhamento com um nutricionista especializado em vegetarianismo, só o que fiz foi pesquisar, pesquisar e pesquisar um pouco mais, por conta própria. No meu caso, deu tudo mais do que certo, mas o que recomendo é fazer mesmo um acompanhamento. A Letícia faz e é muito saudável, obrigada.

Na foto, Fulvia linda linda linda, Letícia na barriga e Suzie.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Semana passada....

Escrevi:
- no Materna Japão sobre as escolas japonesas e as brasileiras e como decidir em qual delas matricular as crianças;
- no Pistache EcoBlog sobre o que fazer com as roupas que as crianças já não usam mais.

Agora, me digam, sobre o que vocês gostariam de ler?


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dicas: Coletores Menstruais


Coletores mentruais são copinhos de silicone ou látex, usados como os absorventes internos. Ao invés de absorver a mentruação, eles guardam no copinho e a gente esvazia quando acha que deve.

É ecológico porque não gera lixo, porque é lavável, de fácil manutenção e uso.

Também não resseca as mucosas vaginais, nem tem a química dos absorventes tradicionais.


Mais detalhes, aqui.


Eu uso há mais de um ano. Direto e reto. E apanhei muito dele, mas também hoje sou master. hauhauahau.

Vou deixar algumas dicas práticas para quem pretende usá-lo ou para quem usa, mas não se acostumou, não gostou.


- Escolha o tamanho certo. Um é para mulheres que tiveram parto vaginal ou tem mais de 35 anos. O outro, para quem tem menos de 35 anos e nenhum parto vaginal. Mas nada impede que você tenha mais de 35 anos e precise do tamanho menor. Ou que você tenha menos de 35 e precise do tamanho maior. A Mooncup devolve o dinheiro se o cabinho não for totalmente cortado.


- Coloque com cuidado, com carinho. E, de preferência, lubrificado. Não precisa de um lubrificante. Água é ótima para isso. Colocar com calma, ver a posição mais adequada (algumas mulheres preferem colocar sentadas no vaso: outras, em pé. Tente de todos os jeitos e veja em qual das vezes o coletor ficou melhor colocado).


- Não coloque muito fundo, porque pode dar cólicas. E, se sentir incômodo, tire e coloque de novo.


- Se o cabinho incomodar, corte. Mas corte aos poucos. Se tiver que cortar tudo, tudo bem! Seus dedos, com certeza, vão alcançar o coletor, com ou sem cabo.


- Quando for esvaziar, tente passar uma água. Não precisa de sabão. Só água e sua mão. Se não tiver uma pia por perto, limpe com o papel higiênico a parte externa, principalmente a parte debaixo, para que não suje a calcinha. E depois seque a vagina com papel. Andar com uma garrafinha de água é ótimo para essas horas, se bem que a garrafinha não é muito ecológica.


- Entre um período e o outro, lave bem (dessa vez pode usar sabão) o coletor, seque bem e guarde em local seco e sem sol direto.


- Enquanto estiver se acostumando, use um absorvente daqueles fininhos. Pode ser o descartável ou o de pano. Evitam acidentes. Os de pano são ainda melhores porque a gente sente quando molha e temos a chance de arrumar rápido. E são mais ecológicos.


- E, por fim, tente. Tente muitas vezes, de vários jeitos. Tente, mesmo, com vontade. Se você não se acostumar, não gostar, não conseguir usar, então, doe. Dê para alguém que queira. Ou venda! Só não jogue fora.


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Continuando com a pesquisa....


Sei que algumas pessoas já responderam, mas como quero continuar sabendo, vou deixar aqui, também:
Qual a atitude ecológica que é a mais importante para você? Aquela que todo mundo precisa fazer, que não existe motivo para não ser feita.

Claro que não existe uma coisa isolada que vá salvar o mundo, mas se você pudesse escolher uma coisa, só uma, que todo mundo fosse obrigado a fazer, qual seria?

Quem já respondeu lá, responda aqui de novo? heheheheh.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Doar clicando

Já aviso que não fui ver se acontece de verdade, mas pelo que eu li, eu acredito que seja.

A gente quer fazer, mas é difícil levantar a bunda do sofá, né? Eu sei. A minha é a mais pesada do mundo. Quem me conhece, sabe.
Pois bem, para não dizer que eu passo todas as horas que eu passo na frente do computador sem fazer nada, hehe, descobri esses sites que transformam os cliques em doação.

No Brasil, tem o Click Árvore, que planta uma árvore para cada clique (e você pode clicar uma vez por dia), e o Câncer de Mama, onde a gente doa uma mamografia digital por clique (e pode clicar uma vez a cada meia hora).

Como clicar a gente pode de qualquer lugar do mundo, também achei esses dois:
- The Hunger Site, onde a gente pode clicar ajudando a preservar as florestas do mundo, a doar comida, doar livros, ajudar animais abandonados…
- Care2, onde a gente pode clicar ajudando crianças carentes, os grandes felinos, ajudando a acabar com as causas do câncer de mama, entre outras muitas coisas. Ainda ganhamos crédito de borboletas, que a gente pode usar ajudando de outro jeito ou trocando por brindes.

Eu não clico todo dia, mas sempre que eu tenho meus 10 minutos, eu vou lá. Fica na minha barra de favoritos, onde eu sempre vejo, para lembrar.


Repito: não fui checar se eles realmente alimentam os gorilas a cada clique, mas acho válido a gente tentar. Tá sem fazer nada? Vai lá!


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais um começo....

O Vida Verde da Crescer acabou e eu pensei seriamente em parar com o blog mais sério (ou sobre assuntos sérios) e ficar só com o velho Diário.
Mas eu ainda tinha muita coisa para escrever e não queria colocar lá no Diário, porque lá é meu local desabafo, meu local escreve besteira sem nexo e nem é muito para ser lido. É só para eu escrever. hehe.
Aí, como blog ainda é grátis, resolvi montar esse só por montar.

Agora, aproveitando o momento ano novo, vida nova, blog novo, resolvi acertar meus dias, meus horários e meus afazeres.

Por aqui, vou escrever duas vezes por semana.
No Materna Japão e no Pistache EcoBlog, uma vez por semana cada.

Aqui, vou escrever sobre criação de filhos "verdes", maternidade consciente, consumo consciente, dar dias de coisas para se fazer, de coisas para ler. Vou escrever sobre ecologia, pura e simplesmente, e a minha percepção sobre tudo o que envolve esse assunto.

Esse blog ainda está em construção: o template ainda vai mudar. Não liguem. hehe.

Então, para quem aguenta mais do mesmo, espero que participem!


Seguidores