E por aqui....

Esse blog começou com o Vida Verde de Uma Família Colorida, que acabou.
Agora com uma nova abordagem, mais liberdade e os mesmos assuntos: maternidade, filhos, consciência, ecologia.
Ah, e claro, os mesmos motivos: pelo futuro dos meus filhos. E dos seus. E dos outros.

Eu sou a Thais, mãe da Melissa (7 anos), do João (5 anos) e do Zé (3 anos), casada com o Bhuda, morando na Nova Zelândia!

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dicas: Coletores Menstruais


Coletores mentruais são copinhos de silicone ou látex, usados como os absorventes internos. Ao invés de absorver a mentruação, eles guardam no copinho e a gente esvazia quando acha que deve.

É ecológico porque não gera lixo, porque é lavável, de fácil manutenção e uso.

Também não resseca as mucosas vaginais, nem tem a química dos absorventes tradicionais.


Mais detalhes, aqui.


Eu uso há mais de um ano. Direto e reto. E apanhei muito dele, mas também hoje sou master. hauhauahau.

Vou deixar algumas dicas práticas para quem pretende usá-lo ou para quem usa, mas não se acostumou, não gostou.


- Escolha o tamanho certo. Um é para mulheres que tiveram parto vaginal ou tem mais de 35 anos. O outro, para quem tem menos de 35 anos e nenhum parto vaginal. Mas nada impede que você tenha mais de 35 anos e precise do tamanho menor. Ou que você tenha menos de 35 e precise do tamanho maior. A Mooncup devolve o dinheiro se o cabinho não for totalmente cortado.


- Coloque com cuidado, com carinho. E, de preferência, lubrificado. Não precisa de um lubrificante. Água é ótima para isso. Colocar com calma, ver a posição mais adequada (algumas mulheres preferem colocar sentadas no vaso: outras, em pé. Tente de todos os jeitos e veja em qual das vezes o coletor ficou melhor colocado).


- Não coloque muito fundo, porque pode dar cólicas. E, se sentir incômodo, tire e coloque de novo.


- Se o cabinho incomodar, corte. Mas corte aos poucos. Se tiver que cortar tudo, tudo bem! Seus dedos, com certeza, vão alcançar o coletor, com ou sem cabo.


- Quando for esvaziar, tente passar uma água. Não precisa de sabão. Só água e sua mão. Se não tiver uma pia por perto, limpe com o papel higiênico a parte externa, principalmente a parte debaixo, para que não suje a calcinha. E depois seque a vagina com papel. Andar com uma garrafinha de água é ótimo para essas horas, se bem que a garrafinha não é muito ecológica.


- Entre um período e o outro, lave bem (dessa vez pode usar sabão) o coletor, seque bem e guarde em local seco e sem sol direto.


- Enquanto estiver se acostumando, use um absorvente daqueles fininhos. Pode ser o descartável ou o de pano. Evitam acidentes. Os de pano são ainda melhores porque a gente sente quando molha e temos a chance de arrumar rápido. E são mais ecológicos.


- E, por fim, tente. Tente muitas vezes, de vários jeitos. Tente, mesmo, com vontade. Se você não se acostumar, não gostar, não conseguir usar, então, doe. Dê para alguém que queira. Ou venda! Só não jogue fora.


6 comentários:

Carol Flor disse...

Encomendei o meu!

Marcela Mölk disse...

Oi, Thaís! Sou a Marcela, aquela que te encheu de perguntas sobre as fraldas de pano, lembra? Queria te contar que nao me arrependo,alias, adoro as fraldas de pano!!! Agora falando sobre os coletores menstruais, bem, eu tenho um e tentei e tentei e tentei usar, mas nao me adaptei. O que eu uso agora sao as absorventes de pano, adoro. Tenho de varias cores e achei super praticos.

Anônimo disse...

eu uso o meu há mais de ano, adouro! ob nunca mais!!!
mas até hoje ele dá umas vazadas... não tem um único mês que ele não vaze... ai, ai...
bjs nas crianças!
ana b.

Juba disse...

Thaís,

Adoro teus blogs!

Tenho algumas dúvidas:
A longo prazo não traz nenhum inconveniente? Não é legal trocar depois de alguns anos?

Acho que onde diz secar a vagina, seria secar a vulva, não? Eu sou tão fresca que, para usar, andaria com meu próprio papel higiênico, limpinho e não soltador de "pseudópodos", como diz meu gineco sobre aqueles "rolinhos" de papel que às vezes ficam na gente depois de nos secarmos...

Abraços

thais disse...

Ju, você pode trocar, mas não precisa. Ele é de silicone, então, se você lavar bem e deixar secar direito, guardar no saquinho em um lugar arejado, ele fica bom. Também dar uma fervida, de vez em quando, é bom.

Digo secara vulva, sim! haha. Também detesto papel higiênico que solta pelinhos. urgh!

beijo

Miss Cup disse...

Lançamos o único coletor menstrual brasileiro!
Uma solução prática, econômica, ecológica e higiênica que substitui os absorventes femininos.
Produzido 100% em silicone medicinal, adequa-se perfeitamente ao corpo.
Oferece até 12 horas de proteção e conforto
Saiba mais pelo site www.misscup.com.br ou direto na loja virtual loja.misscup.com.br .

Seguidores